A Cadeia Produtiva Farmacêutica
A organização da cadeia produtiva farmacêutica engloba um grande grupo de empresas e atividades, começando na indústria química ligada a produção de insumos farmacêuticos e percorrendo todo processo de importação, fabricação, distribuição e comercialização. Além dos fornecedores diretos e indiretos que se relacionam à indústria farmacoquímica e química, estima-se que cerca de 600 empresas — incluindo laboratórios, importadores e distribuidores — participem do ramo.
A fabricação propriamente dita é realizada pelos laboratórios farmacêuticos, que em alguns casos contratam outras empresas para produção de determinados produtos. Existem, ainda, empresas que realizam o estágio de comercialização, envolvendo cerca de 70 mil farmácias e drogarias por todo o território. Além dos meios tradicionais de comercialização, destacamos a venda de medicamentos que ocorre com auxílio da internet ou importação direta entre as pessoas. Clínicas e hospitais também são um importante meio de distribuição de medicamentos para a população.
A ANVISA possui uma regulamentação RDC 44\2009 que estabelece normas para o comércio eletrônico de medicamentos. De acordo com as regras em vigor, para a venda online de medicamentos, a farmácia deve possuir loja física aberta ao público e disponibilizar na web contato com um farmacêutico para atendimento.
Já a venda física é regulada pela RDC nº81\2008 -Regulamento Técnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilância Sanitária. Todavia, tal lei não evita a operação de canais informais e\ou ilegais de distribuição de medicamentos.
Referências:
www.portalresiduossolidos.com/a-cadeia-produtiva-farmaceutica
Autor: Equipe DescartUFF
Revisores: —
0 comentários