DescartUFF

Descarte consciente de medicamentos

Quem Somos?

O projeto DescartUFF foi idealizado para atingir tanto a comunidade universitária interna da UFF quanto a comunidade externa: profissionais acadêmicos e pesquisadores, corpo técnico e a comunidade como um todo. Nós visamos informar e levar o conhecimento sobre as questões que envolvem o descarte de medicamentos, relacionadas à promoção da saúde, bem-estar e meio ambiente.e.

Quem nunca jogou na lixeira o remédio vencido? O antibiótico que sobrou do tratamento? Esvaziou o xarope amargo que nunca mais precisará tomar na pia? Contudo, os impactos negativos ocasionados pela má gestão desses resíduos são cada vez maiores. O aumento na geração de resíduos leva a ampliação dos custos para a coleta e tratamento do lixo, dificuldade para encontrar áreas disponíveis para sua destinação final e grande desperdício de matérias primas. Além disso, quando o assunto é medicamentos, vencidos ou não, acabamos por aumentar os riscos da contaminação do ambiente. O Brasil ainda não possui uma regulamentação sobre o descarte, recolhimento, transporte e destino adequado de resíduos domiciliares.

É aí que nós entramos, afinal, quem somos? Somos uma equipe de estudantes de diversas áreas da saúde coordenados pela professora Julia Peixoto. Buscamos levar à população o conhecimento sobre quais as possíveis consequências do descarte inadequado de fármacos de uma forma didática e acessível, focando na legislação e no impacto ambiental envolvido nessas atividades.