Selos Ambientais: quais são e o que representam?
Como comentamos no nosso texto – “Instruções de descarte nas embalagens dos medicamentos” – os selos ambientais são certificações de determinado produto ou serviço, que relacionam à sua produção, uso ou descarte final a possíveis impactos no meio ambiente. Cada um deles possui um objetivo, um sistema e um público alvo. A presença de um selo aumenta a confiança dos consumidores que buscam a proteção do meio ambiente e se preocupam com a sustentabilidade.
Os selos mais conhecidos no Brasil são:
• Rótulo Ecológico da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): foi desenvolvido em 1995 pela ABNT Certificadora e se aplica a qualquer setor industrial. Leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, com objetivo de reduzir impactos negativos causados no meio ambiente em diferentes etapas da produção (extração, fabricação, distribuição, utilização e descarte). A utilização deste rótulo promove a redução de desperdícios e a preservação do meio ambiente, além de ser uma garantia de que os produtos da empresa têm menor impacto comparados com outros produtos similares de outras empresas;
• Selo FSC (Forest Stewardship Council, no Brasil é conhecido como Conselho de Manejo Florestal): certifica que o manejo florestal para produtos madeireiros e não-madeireiros, como marcas de café orgânico, foi feito de maneira sustentável desde sua extração até sua venda. O FSC segue critérios que garantem tanto o manejo responsável quanto o respeito à comunidade e trabalhadores florestais. Tornou-se o selo florestal com maior credibilidade, com representações nacionais em mais de 50 países, permitindo que os consumidores e produtores saibam que a origem da madeira utilizada. Além disso, existem atualmente três modalidades de certificação (Manejo Florestal, Cadeia de Custódia, Madeira Controlada), com custos que variam conforme a escala de empreendimento. O processo de certificação deste selo é dividido em cinco etapas:
-
Contato inicial: ocorre entre a operação florestal e a certificadora;
-
Avaliação: realiza uma análise geral do manejo, da documentação e do campo; além de serem feitas consultas públicas;
-
Adequação: a operação florestal deve se adequar às conformidades, quando houver;
-
Certificação da operação: além da operação florestal obter o certificado de selo ambiental, a certificadora elabora um resumo público;
-
Monitoramento anual: após a certificação, pelo menos um monitoramento da operação é feito anualmente.
• Selo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico): credenciado pela União Européia e pelos Estados Unidos, permitindo que os produtos certificados com este selo estejam de acordo com as normas europeias e norte-americanas. O selo certifica os produtos da agropecuária e garante que o item é cultivado sem substâncias químicas ou transgênicas, estando em conformidade com as leis sanitárias, ambientais e trabalhistas nacionais. Dentre os setores envolvidos na certificação estão a produção de insumos, a industrialização de alimentos e a pecuária de corte.
• Selo Produtos Orgânicos do Brasil: selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), certifica que o produto tem no mínimo 95% de ingredientes orgânicos em sua composição. Os outros 5% precisam ser identificados e obedecer as regras de produção orgânica, como a não utilização de agrotóxicos.
• Selo Procel de economia de energia: selo ambiental mais comum no Brasil, tendo como finalidade ser uma ferramenta simples. Criado para promover o uso consciente de energia, diminuir impactos ambientais da geração de energia e evitar sua falta, além de permitir que os consumidores tenham conhecimentos dos produtos eletrodomésticos disponíveis no mercado que consomem mais eficientes que consomem menos energia. São estabelecidos índices de consumo e desempenho para cada categoria de equipamento, e com isso, são submetidos à ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras.
Por fim, estes selos direcionam os consumidores às empresas que mostram certa preocupação com o meio ambiente . Os custos destas certificações variam de acordo com o tipo de selo e as empresas que pretendem obter algum destes, necessitam respeitar uma série de exigências para serem certificadas.
Referências:
https://ibracam.com.br/blog/conheca-os-selos-e-as-certificacoes-ambientais-mais-comuns-no-brasil
https://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Rotulo/Default
www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Rotulo/rotulo#:~:text=O%20programa%20ABNT%20de%20Rotulagem,em%20crit%C3%A9rios%20m%C3%BAltiplos%20previamente%20definidos.
http://www.ramaglobal.com.br/2011/01/20/o-que-significa-fsc/
https://br.fsc.org/pt-br/certificao
http://planetaorganico.com.br/site/index.php/certificadora-ibd/
https://organis.org.br/associado/ibd/
http://www.procelinfo.com.br/main.asp?TeamID={88A19AD9-04C6-43FC-BA2E-99B27EF54632}
https://vegmag.com.br/blogs/meio-ambiente/entendendo-os-selos-de-certificacao-do-organico-ao-vegano
0 comentários