Sem antivirais, afinal?
Diante do número de mais de 150 mil mortes pelo novo coronavírus e os mais de 5 milhões de novos casos, nós, do DescartUFF, viemos novamente abordar sobre os medicamentos que têm sido estudados para combater essa doença. De acordo com um estudo liderado pela OMS – o “Solidarity Therapeutics Trial” – os medicamentos Remdesivir, a combinação de Lopinavir/Ritonavir, interferon beta-1a e ainda a Hidroxicloroquina, foram descartados como opção terapêutica. Como é muito recente, vale ressaltar que a pesquisa ainda aguarda a aprovação de revistas científicas e revisão por outros especialistas.
O “Solidarity Therapeutics Trial” atua em escala global, visto que é realizado em mais de 30 países, abordando pacientes de mais de 500 hospitais. Ele é um ensaio randomizado – padrão ouro – com critérios rígidos para coleta de evidências científicas. O objetivo é avaliar o reposicionamento de medicamentos para o tratamento da COVID-19 com relação à redução da mortalidade, início do tempo de ventilação e tempo de internação.
Nele, participaram 11.266 adultos: 2.750 tomaram remdesivir; 954, hidroxicloroquina; 1.411, lopinavir/ritonavir; 651, interferon com lopinavir, 1.412, apenas Interferon; e 4.088 fizeram parte do grupo controle, ou seja, do que não recebeu nenhum dos medicamentos.
Durante a pesquisa houve 1.253 mortes – mais de 10%. Como resultado, pode-se concluir que os medicamentos desempenharam pouco ou nenhum papel na redução da mortalidade, início da ventilação ou tempo de internação de pacientes com COVID-19. Apesar de ainda necessitar de aprovações científicas, a OMS apontou que o ensaio já produziu evidências conclusivas da ineficácia desses medicamentos.
Agora, o estudo iniciará uma abordagem com novas drogas antivirais, imunomoduladores e anticorpos monoclonais anti-SARS-CoV-2.
Por isso, por mais que inicialmente os resultados sejam positivos, como até apontamos em alguns de nossos textos, é sempre importante aguardar a análise final dos estudos sobre os medicamentos contra a COVID-19 e somente utilizá-los sob prescrição médica.
Referências:
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/10/15/estudo-liderado-pela-oms-em-mais-de-30-paises-afirma-ineficacia-de-4-antivirais-contra-a-covid-19.ghtml
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.10.15.20209817v1
https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/off-label-use-of-medicines-for-covid-19
https://www.who.int/news/item/15-10-2020-solidarity-therapeutics-trial-produces-conclusive-evidence-on-the-effectiveness-of-repurposed-drugs-for-covid-19-in-record-time
Autora: Isabela Pierre
Revisores: Vladimir Pedro , Luiza Sardinha e Júlia Albuquerque
0 comentários